VITÓRIA DAS ADH’S

SINDICATO INFORMA A ORGANIZAÇÃO DAS ADI’S (AGORA ADH’S) E SUAS CONQUISTAS.

Ficamos muito feli­zes quando a cate­goria consegue suas vitórias. Mais uma vez a vitória foi das ADH’S – Assistentes de Desenvolvimento Humano – Categoria combativa e presen­te no sindicato.

PERIGO DE CONTAMINAÇÃO EM SALA DE AULA
Um grande perigo ronda os trabalha­dores da Educação. O RETORNO PRE­SENCIAL ÀS AULAS. As aulas formais, nas escolas do ensino fundamental e técni­co, municipalizados, estão suspensas devido aos grandes problemas sanitários que envolvem a con­taminação do CO­VID-19, como todos sabem. Este assunto foi tema em várias edições anteriores do jornal do sindica­to.

POR QUE ENTÃO NAS MATERNAIS AULAS NORMAIS?
Este foi um dos nossos questiona­mentos. Por que as profissionais que atendem nossas crianças nas mater­nais estariam traba­lhando normalmen­te? O pior de tudo é que praticamente em todas as maternais não haviam equipes de limpeza e higie­ne para recepcio­nar adequadamente este público tão es­pecial! Este serviço de limpeza foi reali­zado pelas próprias ADH’s em plena pandemia! Isso sem falar que as próprias servidoras seriam responsáveis pelos seus Equipamen­tos de Proteção In­dividual (EPI’s). O SindServ se mexeu. Em Julho de 2020, o sindicato já cobrava medidas da Prefeitu­ra Municipal (Proto­colo: 042489/2020)tendo como base a Instrução Norma­tiva da Secretaria de Educação do dia 24 de julho 2020. O sindicato queria ter ciência de que as medidas seriam devidamente apli­cadas. Além disso, nos reunimos várias vezes com as repre­sentantes das ADH’s – em ambiente con­trolado, previamente higienizado, usamos máscaras e álcool em gel – e consegui­mos montar a pauta e o mais importante, a mobilização da ca­tegoria que fechou as decisões da co­missão que as re­presentam até hoje. As aulas presenciais, até então, não re­tornaram nas Esco­las Municipais. Mas nas creches sim. Os encontros além de presenciais nestas condições relatadas, o sindicato se reúne muitas vezes em en­contros on-line com a categoria.Tivemos outro documento protocolado neste ano, no dia 08 de Fe­vereiro, (Protocolo: 009702/2021) onde o SindServ procu­ra saber as ações da prefeitura no senti­do de informar por exemplo, se houve uma consulta pública quanto ao desejo dos pais e dos alunos em retornarem presen­cialmente naquelas condições do mo­mento. Saber tam­bém as medidas sa­nitárias adotadas em ambiente escolar, e em quais escolas. Haveria testes para todos? Entre vários outros questiona­mentos.

PREFEITO OUVIU A COMISSÃO. A LUTA DEU RESULTADO!
Além disso, o Pre­sidente Eduardo e a diretoria do setor da Educação bem como o jurídico do sindi­cato, a Dra. Andréia Dourado, se reuni­ram e mantiveram contatos em outros momentos a fim de viabilizar as reuni­ões entre a categoria com a administra­ção. Mais uma vez, a Secretaria Cile­ne Bittencourt teve participação efetiva neste avanço das Assistentes. Vejam as imagens. Em uma “live” no dia 02 de março deste ano, o prefeito Furlan, em suas redes sociais, anunciou para todos ouvirem que a par­tir do dia seguinte, todas as maternais também estariam fe­chadas até segunda ordem. Além disso, o que também fun­cionou muito bem na mobilização, foi que o prefeito atendeu a necessidade que a categoria reivindi­ca há tempos: EN­QUADRAMENTO DA CATEGORIA PARA O QUADRO DE MA­GISTÉRIO.

Segundo a própria comissão da catego­ria, a transição legal já está sendo provi­denciada e informa­remos mais novida­des. Parabéns pelo exemplo de organi­zação à todas as As­sistentes de Desen­volvimento Humano da nossa cidade.