DIA 15 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15/6, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.
Essa data é destacada para lembrarmos de praticar todos os dias, ações que contribuam para a dignidade e valorização das pessoas que conseguem conquistar a velhice.
Com o objetivo de sensibilizar a população para o enfrentamento das diversas manifestações de violências praticadas contra a pessoa idosa, esse momento é propício para essa reflexão.
No Estatuto do Idoso, no Título I das Disposições Preliminares no Artigo 3º, diz que:
“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade, do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. ”
Garantir a qualidade de vida de quem alcança a dádiva de viver todas as etapas do processo de envelhecimento é uma tarefa conjunta e cada vez mais necessária. É uma responsabilidade de cada um de nós.
É fundamental levar informações para que todas as situações de violação de direitos sejam identificadas e denunciadas, todos nós fazemos parte desta rede de cuidado e acolhimento.
Para denunciar situações de abuso, DISQUE 100. Denúncias também podem ser feitas para a Delegacia Online da Polícia Civil, para a emergência policial (190), além da Delegacia de Proteção ao Idoso.

Delegacia de Proteção ao Idoso de Barueri – Polícia Civil SP
Rua Angelina de Assis Santos, 39 – Jardim Tupan, Barueri – SP, 02675-031