VAMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE

Acabaram as festas, a criançada já retornou para a escola, é hora de cuidar de você, faça seu check-up, não ignore os sinais do teu corpo, a boa saúde começa com a prevenção.

Seguindo os alertas sobre os cuidados com a nossa saúde, neste mês destacamos as campanhas do fevereiro roxo e fevereiro laranja

A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia. O objetivo é reforçar a conscientização e também a importância da doação de medula óssea. São doenças importantes e que muitas vezes ignoramos.

• Lúpus
O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

• Fibromialgia
Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. Podendo aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

•Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. 6% das pessoas com mais de 60 têm a doença, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

• Leucemia
Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Fonte: gov.br|Texto: Unafisco Saúde